LEI E RELATÓRIO DE RESPONSABILIDADE FISCAL – SIACE/LRF
A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), ou Lei Complementar nº 101, é o principal instrumento regulador das contas públicas no Brasil, estabelecendo metas, limites e condições para gestão das Receitas e das Despesas e obrigando os governantes a assumirem compromissos com a arrecadação e gastos públicos.
A LRF contém o Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e o Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO). As informações contidas nesses documentos, além de determinar parâmetros e metas para a administração pública, permitem avaliar com profundidade a gestão fiscal do Executivo e do Legislativo. Publicada no dia 04 de maio de 2000, a LRF regulamenta o artigo 163 da Constituição.
A Lei de Responsabilidade Fiscal trouxe para os municípios uma importante contribuição para o ajuste fiscal, reforçando o seu potencial tributário, fazendo com que os governantes desenvolvessem uma política tributária responsável e, cobrando, efetivamente, todos os tributos que são de sua competência.
Uma administração transparente e democrática deve mostrar o que fazer e de onde vai tirar os seus recursos, para que possa contar com a confiança da população, que pagará os seus tributos de uma maneira mais consciente e motivada.
EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA POR MÊS ENCERRADO DA CÂMARA MUNICIPAL
EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA Clique no Link para Consultar, Imprimir ou Salvar
DESPESA REALIZADAS E PAGAS EM TEMPO REAL
DESPESAS REALIZADAS E PAGAS Clique no Link para Consultar, Imprimir ou Salvar
ENCERRAMENTO MENSAL
RELATÓRIOS DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA MENSAL Clique no Link para Consultar, Imprimir ou Salvar